A Pandemia serviu para dar ao fisioterapeuta maior visibilidade e mostrar um pouco mais da sua capacitação e necessidade.

Pollyanna Borges
O que é o Whey Protein e para quando é recomendado seu uso?
October 24, 2022
Até pouco tempo atrás só se falava em Whey Protein associado ao uso para suplementação de atletas ou pessoal da academia”. Mas vamos entender melhor o que é o Whey Protein e para quando é recomendado seu uso?
O que é whey protein?
Whey Protein é um suplemento proteico feito a partir da proteína extraída do soro do leite, composta principalmente por alfa-globulina e beta-globulina. Possui aminoácidos essenciais que são rapidamente absorvidos pelo corpo, substâncias que participam de forma ativa na construção de músculos e tecidos.
Diferenças de whey protein (concentrado, hidrolisado, isolado)
A diferença está na produção e no processamento de cada formulação, as quais passam por técnicas diferentes, resultando em algumas diferenciações como concentração, misturas, processamento e valor biológico, mas todos auxiliam na ingestão de proteínas; e devem ser prescritos pelo nutricionista de maneira individualizada.
Whey concentrado (Whey protein concentrate – WPC): produzido por meio de um processo de separação física que, ao ser finalizado, contém entre 70 e 80% de proteínas e possui lactose, carboidratos, gordura e minerais.
Whey isolado (Whey protein isolate – WPI): processo mais sofisticado em sua produção, onde a técnica de separação química filtra a quantidade de lactose existente no produto para concentrar mais proteína do soro do leite, diminuindo assim a quantidade de água na solução. Além da lactose, é removida a gordura e apresenta níveis inferiores de compostos bioativos. Possui cerca de 90% de proteínas em seu produto final, considerado o mais puro entre os wheys.
Whey hidrolisado: O produto passa por uma produção mais complexa chamada hidrólise. Assim, a filtragem garante a máxima qualidade em proteínas de rápida absorção, na forma de aminoácidos, favorecendo a digestão de absorção dos nutrientes. Esse tipo de whey não contém lactose e possui característica de ser menos alergênico comparado com os outros tipos. Seu produto final pode ter 90% de proteínas.
Qual sua finalidade?
O uso do suplemento não se limita ao esporte, tendo ampla possibilidade de indicação onde haja a necessidade de aumentar o aporte proteico na alimentação (bariátrica, sarcopenia, oncologia, ganho de massa muscular, na perda de peso para saciedade, vegetarianismo, dentre outras), e pode ser utilizado em variadas preparações conforme aceitação individual (no iogurte, vitamina, com frutas, água, etc).
Por quê devo suplementar proteína após a cirurgia bariátrica?
A intensa perda de peso e a curto prazo, podem levar à desnutrição. Como a capacidade gástrica é reduzida, o consumo proteico fica deficiente após a cirurgia, e uma forma de prevenir deficiência que possa comprometer o estado de saúde do indivíduo, é fazendo a suplementação, levando em consideração a tolerância e necessidade proteica de cada pessoa.
Devemos priorizar sempre os alimentos fontes de proteína, claro, mas na impossibilidade de atingir a necessidade ideal diária, o suplemento é um grande aliado! Mas antes de sair comprando whey protein, consulte seu nutricionista e juntos definir suas metas para incluí-lo de forma mais adequada à sua dieta.
Related articles
Uma das deficiências que podem ocorrer após o procedimento, é a deficiência de ferro, vitaminas do complexo B e ácido fólico, levando à anemia.
Existe uma relação entre obesidade, depressão, uma vez que pacientes com sobrepeso ou obesos tem maior propensão à depressão.
O acompanhamento psicológico no pré-operatório envolve trabalhar as informações relacionadas a cirurgia, desmistificando conceitos equivocados, assim como a expectativa do paciente e suas fantasias. Existem fantasias não realistas provenientes de distorção, desinformação, assim como idealização também, como se o paciente fosse resolver todos os problemas da sua vida a partir da cirurgia, uma ideia equivocada de ser salvo por ela. Ter um espaço para falar de suas questões e experiências ajuda muito no processo de autoconhecimento.
Preservar a massa muscular após fazer a cirurgia bariátrica é um grande desafio e ainda mais, é um fator imensamente importante para buscar ter saúde e resultado satisfatório com a cirurgia bariátrica, uma vez que pode comprometer o estado nutricional devido à restrição no consumo de nutrientes. Faz-se necessário e fundamental o acompanhamento nutricional especializado neste processo de emagrecimento.
Os cuidados nutricionais envolvem um cronograma contínuo desde o pré-operatório até o período pós-operatório a longo prazo.